sábado, 28 de fevereiro de 2009

Boa poesia....


"Não desças os degraus do sonho

Para não despertar os monstros.

Não subas aos sótãos - ondeOs deuses, por trás das suas máscaras,

Ocultam o próprio enigma.

Não desças, não subas, fica.

O mistério está é na tua vida!E é um sonho louco este nosso mundo...

""Se as coisas são inatingíveis... ora!

Não é motivo para não querê-las...

Que tristes os caminhos, se não foraA mágica presença das estrelas!

""Tão bom viver dia a dia...

A vida assim, jamais cansa...

Viver tão só de momentos

Como estas nuvens no céu...

E só ganhar, toda a vida, Inexperiência... esperança...

E a rosa louca dos ventos

Presa à copa do chapéu.

Nunca dês um nome a um rio: Sempre é outro rio a passar.

Nada jamais continua, Tudo vai recomeçar!

E sem nenhuma lembrança

Das outras vezes perdidas, Atiro a rosa do sonho Nas tuas mãos distraídas..."


Mario Quintana



Não te amo como se fosses rosa de sal, topázioou flecha de cravos que propagam o fogo:te amo como se amam certas coisas obscuras,secretamente, entre a sombra e a alma.


Te amo como a planta que não floresce e levadentro de si, oculta, a luz daquelas flores,e graças a teu amor vive escuro em meu corpoo apertado aroma que ascendeu da terra.


Te amo sem saber como, nem quando, nem onde,te amo diretamente sem problemas nem orgulho:assim te amo porque não sei amar de outra maneira,senão assim deste modo em que não sou nem éstão perto que tua mão sobre meu peito é minhatão perto que se fecham teus olhos com meu sonho.


Pablo Neruda

Bem no fundo do sonho estão os sonhos.

A cada Noite quero perder-me nas águas obscuras

Que lavam o dia, mas sob essas puras Águas que nos concedem o penúltimo Nada Pulsa na hora cinza o obsceno portento.Pode ser um espelho com meu rosto distinto,Pode ser a crescente prisão de um labirinto Ou um jardim.

O pesadelo sempre atento.Seu horror não é deste mundo.

Causa inominada Alcança-me desde ontens de mito e de neblina;

A imagem detestada perdura na retina A infama a vigília como a sombra infamada.Por que brota de mim, quando o corpo repousa

E a alma fica só, esta insensata rosa?


Jorge Luis Borges

Com a fronte voltada para o chão e o pensamento alto,ia eu andando, andando,e na senda do tempose lançava minha vida em busca de um desejo.

Junto ao caminho cinzento vi uma vereda em flor e uma rosa cheia de luz, cheia de vida e de dor.

Mulher, flor que se abre no jardim:as rosas são como tua carne virgem,com sua fragrância inefável e sutil e sua nostalgia da tristeza.


1921 - Poemas Esparsos

Nenhum comentário:

Visitantes